10 Sítios para Visitar em Batalha
10 Sítios para Visitar em Batalha
A Batalha é uma vila portuguesa do distrito de Leiria, a povoação foi criada pelo rei D. João I, juntamente com o respectivo Mosteiro de Santa Maria da Vitória que foi erguido em agradecimento ao auxílio divino concedido na vitória da Batalha de Aljubarrota.
Já de seguida vamos enumerar 10 sítios que tens que visitar em Batalha
1º Mosteiro da Batalha
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também designado Mosteiro da Batalha é, sem dúvida uma bela obra da arquitetura portuguesa e europeia.
Este Mosteiro resultou de uma vitoria na batalha de Aljubarrota em 1385, que para além de dar ao rei D. João I o seu torno também garantiu a independência de Portugal, a construção demorou cerca de 150 anos e sofreu vários estilos tanto Góticos com Manuelinos e até renascentista
2º Pia do Urso
É um lugar que foi requalificado onde podemos encontrar um parque temático e sensorial que está adaptado a invisuais, acompanhando um circuito pedestre.
Podemos contar com uma paisagem calma e muito envolvente.
Neste local podes até alugar uma casa antiga de pedra que foram todas reconstruídas e todas tem excelentes condições para passar uma noite diferente e agradável.
No percurso pedestre podes encontrar várias formações geológicas que parecem pias, onde se diz que antigamente os ursos bebiam água daí o nome da localidade Piade Urso.
Podes desfrutar de uma deliciosa refeição no restaurante Piadussa que combina comida típica da região.
3º Grutas da Moeda
As Grutas da Moeda foram descobertas por dois caçadores que perseguiam uma raposa e a qual se refugiou em um algar. Os homens entraram e viram a beleza da gruta e as inúmeras formações calcarias do local.
Hoje em dia a Gruta pode ser visitada, conta com uma extensão de 350 metros e com profundidade de 45 metros, é um local bastante agradável de visitar porque tem sempre uma temperatura amena todo o ano a rondar os 18º .
O local conta com uma equipa de guias muito simpáticos, qualificados e sendo possível fazer a visita em várias línguas, os quais vão percorrer todas as galerias que compõem a gruta.
Podes ainda contar com uma área comercial onde podes encontrar uma vasta oferta de artesanato e ainda uma parte de degustação de produtos característicos a região, onde é de destacar o licor Abafadinho da Moeda.
Podes Visitar a Gruta das Moedas todos os dias e encontrar mais informações em grutas da moeda.
4º Igreja Matriz de Batalha
O rei D. Manuel I mandou contruir em 1514 por pedido dos habitantes da vila porque o mosteiro não dispunha de serviço paroquial para a população local, a igreja é um exemplo importante da fase manuelina na vila da Batalha. Integra elementos decorrentes de campanhas de obras e doações posteriores.
Fica muito próxima do mosteiro podendo visitar os dois sequencialmente.
5º Ponte da Boutaca
A Ponte da Boutaca foi construída em 1862 sobre a Ribeira de Calvaria, junto ao Mosteiro da Batalha, nesta ponte passava a antiga estrada real que ligava Lisboa ao Porto.
A ponte assenta sobre seis arcos intercalados por contrafortes, na parte extrema foram edificados quatro pavilhões que ficam sobre as bases em talude.
Em 1988 a ponte sofreu um restauro e foram reparados ornamentos em cantaria que com o tempo tinham sido danificados.
Publicidade Ginova
6º Capelas Imperfeitas
As Capelas Imperfeitas ou também conhecidas por Inacabadas, panteão do Rei D. Duarte, mandadas construir no seu primeiro ano de reinado em 1434.
O responsável da obra foi o Arquiteto Huguet, sendo construída por sete capelas funerárias já só concluídas na época de D. Manuel, onde apresenta nas abóbodas chaves esculpidas com escudos de armas e emblemas que identificam o seu destinatário.
Nos anos quarenta do século XX foi depositado na capela axial o túmulo duplo do Rei D. Duarte e da Rainha D. Leonor.
7º Capela de São Jorge
A capelas de São Jorge apesar de ser uma pequena capela, simboliza a vitória de Portugal na Batalha de Aljubarrota.
Mandada erigir por D. Nuno Alves Pereira em 1393, no mesmo lugar estratégico onde estava o seu estandarte durante a Batalha de Aljubarrota, como agradecimento pela vitoria portuguesa.
O interior é simples sendo de realçar o no altar-mor, os finos colunelos do arco triunfal e os símbolos de D. João II no fecho da abóbada de cruzaria de ogivas
8º Fundação Batalha de Aljubarrota
Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, é um museu dedicado à Batalha de Aljubarrota, possui três salas de exposição no interior, com recurso a suportes multimédia, no campo de São Jorge no exterior, com um percurso interpretado.A 1ª Sala apresenta o espaço tempo da batalha, a 2ª sala a batalha real e por último a 3º sala os factos e as ficções.
É um espaço diferente e as crianças vão adorar
9º Capela do Fundador
A Capela do Fundador encontrasse junto ao Mosteiro da Batalha, foi construída para albergar a sepultura de D. João I.
Possui uma cúpula estrelada espetacular. É um local que não podes deixar de ver
10º Visitar Fátima
Devido a proximidade com Fátima, quando vieres conhecer Batalha tens que conhecer e visitar Fátima também, para saberes os 10 melhores locais a visitar em Fátima clica aqui
De seguida deixamos uma reportagem da RTP que faz uma visita guiada pelo Mosteiro da Batalha
Publicidade Ginova
Comentários
Enviar um comentário